
O que é e o surgimento:
Trovadorismo corresponde à primeira fase da história portuguesa.
As origens da literatura portuguesa iniciou-se no século XII, quando Portugual se tornou um país independente. Nessa época, com a unificação da língua de Portugal e de Galiza, passou-se a se utilizar a língua galego-portuguesa.
A partir dessa época, podemos citar dois traços marcantes da sociedade: o teocentrismo, no palno religioso e o feudalismo, no plano político-econômico.
Com o teocentrismo, isto é, a centralização da vida humana com Deus, expressava-se uma intensa religiosidade.
Com o feudalismo, o nobres que possuíssem feudos exerciam poderes do governo por meio de um sistema de vassalagem. Que era um tipo de contrato de obrigações entre o senhor e o vassalo. Os vassalos obedeciam plenamente seus senhores, protegiam e eram ajudados econômicamente.
A partir desse sistema de vassalagem, surgiu a poesia trovadoresca, principalmente nas cantigas de amor, em que frequentemente o trovador se colocava em posição de vassalo diante da dama.
O primeiro documento literário da Língua Portuguesa foi uma cantiga de amor. O título desta obra se chamava "Cantiga da Ribeirinha", do poeta Paio Soares de Taveirós,criado em torno de 1189, dedicado a D. Maria Paes Ribeiro(Ribeirinha). Esse poema marca o início da época trovadoresca, que se estende até 1418.
Os poetas dessa época eram chamados de trovadores. A palavra trovador vem do francês trouver, que significa "achar", "encontrar".
Assim, a poesia trovadoresca tem grande importância na história da nossa língua, de costumes da época e de inspiração do lirismo de poestas de escolas posteriores.
Canções
As poesias trovadorescas estão reunidas em cancioneiros. Conheça alguns os três principais:
• O Cancioneiro da Ajuda, o um dos três principais e mais antigos cancioneiros medievais, é uma coleção de poesias escritas em galego-português, influenciadas pelo lírica occitana.
•O Cancioneiro Biblioteca Nacional de Lisboa, é uma colectânea de lirismo trovadoresco galaico-português (cantigas de amigo, de amor e de escárnio e mal-dizer), compilado em Itália por volta de 1525-1526 por ordem do humanista Angelo Colocci (1467-1549).
• O Cancioneiro da Vaticana, é também uma colectânea de lirismo trovadoresco galaico-português (cantigas de amigo, de amor e de escárnio e mal-dizer), criado na Itália no final do século XV ou início do século XVI, encontrando-se depositado na Biblioteca do Vaticano, donde deriva o nome por que é conhecido.
Dentro destes cancioneiros estão as cantigas. Conheças quatro delas:
♦ Cantiga do amor: Este tipo de cantiga demonstra a confissão amorosa do homem em relação a uma mulher geralmente lamentando o seu sofrimento de amor diante da indiferença da mulher. Sendo o homem que fala, costuma-se dizer que o ''eu-lírico'' é masculino.
O homem se faz inferior da mulher, exaltando-a, estabelecendo uma relação de vassalagem. Ela sendo o seu ''senhor''(na época não existia a palavra senhora), tornando quase sempre sua cantiga um lamento. Essa sentimento era chamado de coitas. Mesmo assim a Cantiga de Amor foi uma das cantigas mais importantes, o 1º motivo por serem produzidas por compositores ligados à nobreza e o 2° motivo por serem dirigidas a um público mais culto.
♦ Cantiga do amigo: Na maioria das vezes o emissor das Cantigas de Amigo é uma mulher, por isso dizemos que o ''eu-lírico'' é feminino, quando não ocorre isso é porque o homem se faz passar pela mulher que namora ou pela que tem interesse.Nessas cantigas , a mulher , geralmennte pertencente a alguma camada social mais popular e menos culta , lamenta a ausência do "amigo"que está longe ou não se apresentou no tempo esperado ou para o encontro combinado entre dois. Frequentemente apresentam uma elaboração estética diferente, por causa de sua origem popular. Seus compositores não são nobres e suas letras não tem riquezas vocabulares. Em geral, as Cantigas de Amigo apresentam uma razoável variedade graças às diferentes situações descritas e abordadas.
♦ Cantiga do encárnio: Esta cantiga é uma composição em que se critica alguém através da zombaria do sarcasmo. O escárnio é identificado por não ser muito agressiva e disfarçar essa agressividade através de alguma ambiguidade.
♦ Cantiga do maldizer: Nesta cantiga a crítica, sempre agressiva e clara, muitas vezes usa o baixo calão(palavrão) e dá nome á pessoa critivcada. As críticas se referem á comportamentos sexuais, políticos, nobres traidores, mulheres de hábitos feios, compositors incapazes, rivais amorosos, a pessoas, profissionais ou proprietários pretenciosos.
Trovadorismo corresponde à primeira fase da história portuguesa.
As origens da literatura portuguesa iniciou-se no século XII, quando Portugual se tornou um país independente. Nessa época, com a unificação da língua de Portugal e de Galiza, passou-se a se utilizar a língua galego-portuguesa.
A partir dessa época, podemos citar dois traços marcantes da sociedade: o teocentrismo, no palno religioso e o feudalismo, no plano político-econômico.
Com o teocentrismo, isto é, a centralização da vida humana com Deus, expressava-se uma intensa religiosidade.
Com o feudalismo, o nobres que possuíssem feudos exerciam poderes do governo por meio de um sistema de vassalagem. Que era um tipo de contrato de obrigações entre o senhor e o vassalo. Os vassalos obedeciam plenamente seus senhores, protegiam e eram ajudados econômicamente.
A partir desse sistema de vassalagem, surgiu a poesia trovadoresca, principalmente nas cantigas de amor, em que frequentemente o trovador se colocava em posição de vassalo diante da dama.
O primeiro documento literário da Língua Portuguesa foi uma cantiga de amor. O título desta obra se chamava "Cantiga da Ribeirinha", do poeta Paio Soares de Taveirós,criado em torno de 1189, dedicado a D. Maria Paes Ribeiro(Ribeirinha). Esse poema marca o início da época trovadoresca, que se estende até 1418.
Os poetas dessa época eram chamados de trovadores. A palavra trovador vem do francês trouver, que significa "achar", "encontrar".
Assim, a poesia trovadoresca tem grande importância na história da nossa língua, de costumes da época e de inspiração do lirismo de poestas de escolas posteriores.
Canções
As poesias trovadorescas estão reunidas em cancioneiros. Conheça alguns os três principais:
• O Cancioneiro da Ajuda, o um dos três principais e mais antigos cancioneiros medievais, é uma coleção de poesias escritas em galego-português, influenciadas pelo lírica occitana.
•O Cancioneiro Biblioteca Nacional de Lisboa, é uma colectânea de lirismo trovadoresco galaico-português (cantigas de amigo, de amor e de escárnio e mal-dizer), compilado em Itália por volta de 1525-1526 por ordem do humanista Angelo Colocci (1467-1549).
• O Cancioneiro da Vaticana, é também uma colectânea de lirismo trovadoresco galaico-português (cantigas de amigo, de amor e de escárnio e mal-dizer), criado na Itália no final do século XV ou início do século XVI, encontrando-se depositado na Biblioteca do Vaticano, donde deriva o nome por que é conhecido.
Dentro destes cancioneiros estão as cantigas. Conheças quatro delas:
♦ Cantiga do amor: Este tipo de cantiga demonstra a confissão amorosa do homem em relação a uma mulher geralmente lamentando o seu sofrimento de amor diante da indiferença da mulher. Sendo o homem que fala, costuma-se dizer que o ''eu-lírico'' é masculino.
O homem se faz inferior da mulher, exaltando-a, estabelecendo uma relação de vassalagem. Ela sendo o seu ''senhor''(na época não existia a palavra senhora), tornando quase sempre sua cantiga um lamento. Essa sentimento era chamado de coitas. Mesmo assim a Cantiga de Amor foi uma das cantigas mais importantes, o 1º motivo por serem produzidas por compositores ligados à nobreza e o 2° motivo por serem dirigidas a um público mais culto.
♦ Cantiga do amigo: Na maioria das vezes o emissor das Cantigas de Amigo é uma mulher, por isso dizemos que o ''eu-lírico'' é feminino, quando não ocorre isso é porque o homem se faz passar pela mulher que namora ou pela que tem interesse.Nessas cantigas , a mulher , geralmennte pertencente a alguma camada social mais popular e menos culta , lamenta a ausência do "amigo"que está longe ou não se apresentou no tempo esperado ou para o encontro combinado entre dois. Frequentemente apresentam uma elaboração estética diferente, por causa de sua origem popular. Seus compositores não são nobres e suas letras não tem riquezas vocabulares. Em geral, as Cantigas de Amigo apresentam uma razoável variedade graças às diferentes situações descritas e abordadas.
♦ Cantiga do encárnio: Esta cantiga é uma composição em que se critica alguém através da zombaria do sarcasmo. O escárnio é identificado por não ser muito agressiva e disfarçar essa agressividade através de alguma ambiguidade.
♦ Cantiga do maldizer: Nesta cantiga a crítica, sempre agressiva e clara, muitas vezes usa o baixo calão(palavrão) e dá nome á pessoa critivcada. As críticas se referem á comportamentos sexuais, políticos, nobres traidores, mulheres de hábitos feios, compositors incapazes, rivais amorosos, a pessoas, profissionais ou proprietários pretenciosos.
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